ALENTEJO LITORAL

Airbnb

Musicas do Mundo 2011 - Sines -


Programa 2011

Sexta, 22 de Julho (Castelo)

António ZambujoAntónio Zambujo (Portugal), 18h45
Das melodias do cante alentejano às harmonias da bossa nova, António Zambujo é uma das vozes mais originais do fado. Abre o FMM com o seu novo disco, “Guia”.
Le Trio JoubranLe Trio Joubran (Palestina), 21h45
Formado pelos irmãos Samir, Wissam e Adnan Joubran, o único trio de alaúdes do mundo abre novos caminhos para um instrumento central da cultura árabe.
Cheikh LôCheikh Lô (Senegal), 23h15
Um dos mais brilhantes músicos africanos do nosso tempo, Cheikh Lô estreia-se em Sines na sequência da gravação de “Jamm”, um dos grandes discos de 2010.
Secret Chiefs 3Secret Chiefs 3 (EUA), 00h45
Criação de três antigos membros da banda Mr. Bungle, Secret Chiefs 3 faz rock progressivo instrumental com influências sinfónicas, de heavy metal e música árabe.

Sábado, 23 de Julho (Castelo)

António ChainhoAntónio Chainho “Lisgoa” (Portugal / Índia), 18h45
O guitarrista António Chainho evoca 500 anos de ligação cultural entre Portugal e Índia num cenário que não podia ser mais condicente: o Castelo de Vasco da Gama.
MamerMamer (Xinjiang – China), 21h45
Filho da cultura nómada do povo cazaque de Xinjiang, a região mais interior da China, Mamer faz música folk gerada na tradição mas com olhos no futuro.
BerrogüettoBerrogüetto (Galiza – Espanha), 23h15
A Galiza é uma das grandes nações folk do mundo e os Berrogüetto são os seus mais reconhecidos embaixadores. Trazem novo disco e novo vocalista ao FMM.
Congotronics vs. RockersCongotronics vs. Rockers (R. D. Congo / EUA / Argentina / Suécia), 00h45
Dez músicos originários dos grupos da série Congotronics dialogam em palco com dez músicos da cena rock alternativa. Um dos espectáculos mais aguardados de 2011.

Domingo, 24 de Julho (Castelo)

AdufAduf (Portugal), 18h45
O adufe que conhecemos da Beira Baixa amplia-se e transforma-se num “adufão” com influências asiáticas. A cantora basca María Berasarte é convidada especial.
Luísa MaitaLuísa Maita (Brasil), 21h45
Autora de “Lero-Lero”, um dos discos brasileiros com maior atenção internacional em 2010, a paulistana Luísa Maita estreia-se em Portugal no palco do FMM.
De Tangos y JaleosDe Tangos y Jaleos (Extremadura – Espanha), 23h15
O verdadeiro flamenco popular, raramente mostrado fora das cerimónias privadas das famílias ciganas extremenhas, num encontro genuíno e de grande intensidade.
Ebo TaylorEbo Taylor & Afrobeat Academy (Gana), 00h45
Figura histórica do highlife, o ganês Ebo Taylor fecha o primeiro fim-de-semana de concertos na companhia de uma orquestra de “allstars” do afrobeat actual.

Quarta, 27 de Julho

Mercedes PeónMercedes Peón (Galiza – Espanha), 18h45, Castelo
Multi-instrumentista e criadora genial, a galega Mercedes Peón traz a Sines um dos discos de fusão electro-acústica mais amados dos últimos anos, “SÓS”.
RakiaRakia (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama
Formada por músicos ligados a grupos portuenses como Mu e Mandrágora, a jovem banda Rakia aposta na música de fusão com raízes espalhadas pelo mundo.
Manou GalloManou Gallo & Women Band (Costa do Marfim / Bélgica), 21h45, Castelo
Cantora, baixista e percussionista, Manou Gallo é uma artista africana na diáspora. Fundada nas tradições do povo Djiboi, a sua música é um arco-íris de influências.
Mama RosinMama Rosin (Suíça), 23h15, Castelo
A música crioula da América francófona inspira um dos jovens grupos europeus mais promissores. Do zydeco ao punk, a ordem de Mama Rosin é para dançar.
Blitz the AmbassadorBlitz the Ambassador (Gana / EUA), 00h45, Castelo
Unindo a rebeldia poética do rap ao poder instrumental das orquestras africanas, Blitz the Ambassador promete marcar o hip hop da segunda década do séc. XXI.
Mikado LabMikado Lab (Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama
Autor de dois dos melhores discos de jazz feitos em Portugal, o trio liderado pelo compositor e baterista Marco Franco surpreende com a sua música retro-futurista.

Quinta, 28 de Julho

Shunsuke KimuraShunsuke Kimura x Etsuro Ono (Japão), 18h45, Castelo
O Tsugaru-shamisen é um instrumento de cordas com um lugar especial na cultura do Japão. Kimura e Ono tocam-no com a imaginação do jazz e a energia do rock.
Graveola e o Lixo PolifônicoGraveola e o Lixo Polifônico (Brasil), 20h00, Av. Vasco da Gama
Oriunda do estado brasileiro de Minas Gerais, a jovem banda Graveola e o Lixo Polifônico faz música onde materiais nobres e menos nobres se misturam.
ApsiliesApsilies (Grécia), 21h45, Castelo
O quarteto Apsilies é um dos grupos mais destacados da nova geração da rebetika. O repertório da escola oriental do género é a base das suas experimentações.
Desert SlideVishwa Mohan Bhatt & The Divana Ensemble “Desert Slide” (Rajastão – Índia), 23h15, Castelo
Um dos maiores inovadores da slide guitar indiana dialoga com um grupo cigano na tradição dos músicos dos antigos rajás. A alma do Rajastão num concerto imperdível.
Nomfusi & The Lucky CharmsNomfusi & The Lucky Charms (África do Sul), 00h45, Castelo
Formada na rica tradição do jazz sul-africano e nas grandes vozes da música negra, Nomfusi apresenta em Sines o disco que a revelou ao mundo, “Kwazibani”.
Tuba Project Tuba Project feat. Bob Stewart (Roménia / EUA), 02h45, Av. Vasco da Gama
Entre a Dixieland e o free jazz, o Tuba Project do pianista e compositor romeno Lucian Ban dá à tuba a proeminência que lhe faltava no jazz contemporâneo.

Sexta, 29 de Julho

L.U.M.E.L.U.M.E. (Portugal), 18h45, Castelo
Criado por Marco Barroso, o Lisbon Underground Music Ensemble é uma big band de autor com alguns dos melhores músicos portugueses do jazz e da clássica.
Lousy GuruLousy Guru (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama
Acabada de estrear em CD com “As Big as Divided”, a jovem banda portuguesa Lousy Guru faz pop com influências folk onde os jogos polifónicos são marca.
AyarkhaanAyarkhaan (República da Iacútia – Rússia), 21h45, Castelo
O trio Ayarkhaan lidera o movimento de revitalização da música da república russa da Iacútia. O canto gutural e o berimbau “khomus” são as suas ferramentas.
Before BachMarchand vs. Burger “Before Bach” (França), 23h15, Castelo
O terreno fértil das músicas modais inspira o projecto do cantor Erik Marchand e do guitarrista Rodolphe Burger. Mehdi Haddab (Speed Caravan) é convidado especial.
DissidentenDissidenten (Alemanha / Marrocos), 00h45, Castelo
Uma das bandas que mais contribuiu para abrir a música ocidental aos sons do resto do mundo traz a Sines as suas “Tanger Sessions”, fusão de rock e música árabe.
O Experimentar Na M'IncomodaO Experimentar Na M’Incomoda (Açores – Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama
A música tradicional açoriana redescobre-se através do digital. Um projecto de Pedro Lucas, finalista da primeira edição do Prémio Megafone / João Aguardela.

Sábado, 30 de Julho

Aziz SahmaouiAziz Sahmaoui & University of Gnawa (Marrocos / Senegal), 18h45, Castelo
No seio da Orchestre National de Barbès, Aziz Sahmaoui ajudou a renovar a música magrebina. Em 2011, lança-se a solo com o projecto de gnawa que mostra no FMM.
CaBaCeCaBaCe (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama
Vencedora do concurso Rock Rendez Worten 2010, CaBaCe é a banda revelação da música afro feita em Portugal. Este concerto é mais um passo na sua descoberta.
Mário LúcioMário Lúcio (Cabo Verde), 21h45, Castelo
Fundador dos Simentera, Mário Lúcio apresenta em Sines o seu trabalho a solo mais recente, “Kreol”, um dos discos do ano nos “charts” europeus de world music.
Nathalie NatiembéNathalie Natiembé (Ilha Reunião – França), 23h15, Castelo
Transformando o maloya tradicional através de um olhar contemporâneo e pessoal, Nathalie Natiembé é uma das vozes mais originais da música africana de hoje.
Sly & RobbieSly & Robbie feat. Junior Reid (Jamaica), 00h45, Castelo
Dez anos depois do concerto histórico com Black Uhuru em 2001, a secção rítmica que mudou o reggae volta a Sines com um dos cantores jamaicanos em melhor forma.
Kumpania AlgazarraKumpania Algazarra (Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama
Seja nas ruas, seja nos palcos, quando a Kumpania aparece a festa começa. Balcânica, latina, jamaicana, universal, a sua música celebra o mundo e a vida.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

____________¿Me llevas a tu blog?____________


- Copiar el código y pegar en un
elemento HTML:

¡Muchísimas gracias!